Clique aqui para baixar um modelo de anteprojeto.

Clique aqui para baixar o Manual de TCC do SALT.

O que é um anteprojeto?

É a redação preparatória de um projeto, ou seja, a primeira versão de um plano de estudos. Nele se faz uma exposição conceitual que expressa o planejamento inicial de uma dissertação. Também é chamado de “projeto de pesquisa” ou pré-projeto. Um anteprojeto é a idéia inicial de um projeto de pesquisa, ou seja, é um projeto não corrigido e não aprovado. Depois de aprovado, torna-se um projeto.

O que é um projeto de dissertação?

Projeto de dissertação ou de monografia é uma proposta específica e detalhada do trabalho a ser desenvolvido que define uma questão ou problema e a forma pela qual será pesquisado(a). É, na realidade, uma apresentação de intenções que contempla temas, sub-temas, objetivos e abordagens teóricas e metodológicas. Nenhum projeto é definitivo, estará sempre sujeito a modificações durante sua execução. Apesar disso, deve detalhar os passos que o pesquisador pretende dar, as etapas da pesquisas e as opções metodológicas.

O que um anteprojeto deve conter?

As principais partes ou seções que um Anteprojeto deve conter, depois de pronto, são estas:

- Capa (contendo nome da instituição de ensino, do autor, título do anteprojeto, cidade, estado e ano de realização)
- Folha de rosto (dentre outras coisas, indicar nela a linha de pesquisa escolhida e o nome do orientador da pretendido do candidato. Ver nomes dos professores no folder do mestrado)
- Resumo (ou abstract)
- Lista de tabelas, ilustrações, quadros, siglas e abreviaturas etc.
- Sumário (com indicação do número das páginas das seções seguintes)
- Introdução/Apresentação (incluindo problema ou questão da pesquisa e hipótese, se houver)
- Justificativa (antecedentes de problema, estudos prévios, teoria(s), relevência etc.)
- Objetivos (geral e específicos)
- Referencial Teórico ou Revisão de Literatura (pode ou não ir junto da Justificativa)
- Metodologia (procedimentos, amostra, plano de análise de dados etc.)
- Cronograma de pesquisa (considerando o período de dois anos e meio)
- Orçamento
- Aspectos Éticos
- Referências (livros, artigos e sites citados no anteprojeto)
- Apêndices
- Anexos

Nem todos os anteprojetos conterão todas essas partes, pois algumas são opcionais (por exemplo, lista de quadros, anexos e apêndices). Clique aqui para baixar e ler o manual de Normas Técnicas do SALT para elaboração de TCCs, que pode ajudar a tirar dúvidas sobre formatação do trabalho e regras da ABNT).

Anteprojeto e TCC são a mesma coisa?

Não. Primeiro se faz o anteprojeto. Se for aceito, orientado e depois de desenvolvido resultará numa monografia, dissertação ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Em comparação a um TCC, o anteprojeto dispensa as seções de “Resultados” e “Conclusões”, porém inclui as de “Cronograma” e “Orçamento” (dispensáveis no caso do TCC terminado).

Quantas páginas um anteprojeto deve ter?

Não há um número exato ou pré-definido de páginas que seja o ideal, mas não deveria ter menos de seis páginas nem mais de 20.

Quantas referências bibliográficas um anteprojeto deve conter?

Não há nenhuma regra para isso, porém não deveria ter menos que 10. Recomenda-se que haja nas referências autores variados, obras em diferentes idiomas e alusão a artigos científicos de revistas especializadas.

O que é um “problema” de pesquisa?

Um problema é aquilo que aparece como ponto central da pesquisa. Para ele converge todo o processo de análise. Pode ser formulado como indagação de um aspecto da análise a ser desenvolvida sobre um objeto. Pode ser uma pergunta ou pode também ser apresentado sob a forma de uma afirmativa a ser discutida e avaliada ao longo da pesquisa.

Como redigir a “justificativa” do anteprojeto?

A justificativa deve conter uma explicação sobre as razões da escolha do problema e a relevância da pesquisa a ser desenvolvida. As razões podem ser de ordem teórica (fundamentadas na bibliografia consultada) ou prática (em termos de um objetivo a ser alcançado ou da solução de um problema do cotidiano).

Outras dicas para a elaboração do anteprojeto:

Os objetivos esboçados no anteprojeto devem indicar o que o candidato pretende alcançar com o desenvolvimento de sua pesquisa, mas em termos de conhecimento (algo abstrato, ou seja, informação), nunca em termos de ação (algo concreto, administrativo ou de intervenção). O cronograma deve apresentar uma enumeração clara das etapas de desdobramento da pesquisa e o tempo estimado para sua realização. As referências bibliográficas devem enumerar somente os textos que foram consultados na elaboração do Anteprojeto. O candidato deve, na folha de rosto do anteprojeto, indicar obrigatoriamente o nome do orientador de sua escolha, conforme sua linha de pesquisa ou área de atuação.

Clique aqui para baixar outras orientações para a elaboração de um anteprojeto.

Clique aqui para baixar e ler um texto sobre as etapas de um anteprojeto.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA
BR 101 KM 197 | CAIXA POSTAL 18 | CACHOEIRA - BAHIA | 55 75 3425 8000